quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A primeira viagem de avião a gente nunca esquece.....

A primeira viagem de avião do Lorenzo aconteceu quando ele estava com 28 dias de vida. Ele seria apresentado à família em Porto Alegre e esta seria a primeira de muitas outras....

A primeira viagem foi um sucesso, ele dormiu praticamente a viagem inteira. Minha mãe (e avó coruja) estava nos acompanhando e como eu sou mãe de primeira viagem, estava apreensiva de como seria nossa primeira viagem de avião, se ele ia chorar, se sentiria a famosa pressão no ouvido e etc, então deixei a minha mãe levá-lo no colo , pois ela já tinha mais experiência  em viajar com crianças em avião.  A viagem foi super tranquila, ele dormiu a viagem toda, nem se deu conta que estava fora do berço.

Mas como nem tudo é um mar de rosas, sempre tem a primeira vez... 

Ao retornarmos de Porto Alegre para São José dos Campos depois do Carnava, a cia aérea que faz este trecho, faz uma escala em Curitiba, o que torna a viagem mega cansativa tanto para as mamães quanto para os bebês. Lorenzo fez o primeiro trecho super bem, dormindo. Porém, depois da parada em Curitiba, ele começou a chorar e não parou mais.  Foi de Curitiba até São José dos Campos chorando. Levei-o ao banheiro para tentar descobrir qual o problema e nada. Foram 40 min de choro e desespero pra mim. Fiquei tão apreensiva que prometi que só viajaria com ele novamente depois de 3 anos de idade ou se a minha mãe viesse me buscar em São José dos Campos.

Chegando em casa descobri o motivo do choro: o sapatinho estava machucando! Na hora, isso nem passou pela minha cabeça. Olhei as fraldas, camiseta, calça, tudo! Menos o sapato.

Dica: Ao viajar com seu bebê, coloque a roupa mais confortável possível. De preferência tire sapatos, casacos, acessórios ... quanto mais confortável ele estiver melhor será a viagem pra ele e pra você.
Foram diversos voos e acho que o Lorenzo já até se acostumou com essa rotina de avião. Ultimamente em vôos nacionais nem utilizo medicamento, apenas chás como o de camomila ou de hortelã. Outra dica é deixar o pequeno bem cansado , pois o balanço do avião até chegar na área de decolagem, no caso do Lorenzo, já é o suficiente para ele fechar os olhinhos.

Viagem Internacional

Em outubro, resolvi fazer a nossa primeira viagem internacional. Confesso que 1 semana antes de partirmos, já estava ansiosa com a viagem e apreensiva. Uma coisa é teu bebê chorar por 40 min  e você saber que em mais 30 já está em casa. Outra e saber que se ele resolver chorar e não parar, serão 11 horas de vôo, com pessoas que nem sempre serão simpáticas e atenciosas e que poderão não entender que criança é imprevisível, sente dor, tem manha e no meu caso, ainda não sabe dizer o que quer.

Nosso vôo foi noturno, e eu também recomendo que o primeiro vôo internacional seja a noite mesmo. Primeiro, pq a tendência é que o bebê durma a viagem toda, ou pelo menos 90% dela. Segundo, se você tiver a sorte de pegar uma fileira de bancos  no avião, tanto você quanto ele farão viagem tranquila,  praticamente dormindo.

Nosso vôo partiu de São Paulo com destino a Frankfurt às 21:50 com chegada prevista em 14:30 em Frankfurt. Nesse dia, deixei o Lorenzo super cansado, diminui a dormida dele durante do dia, para que o sono chegasse cedo também
Como fiz o check in cedo, a funcionária da cia aérea deixou a nossa fileira de bancos só pra nós dois. Eu estava tentando fazer a viagem sem medicamentos, apenas com chás e camomilina c. Mas Lorenzo estava super alerta, conversando com todos em nossa volta e como já era quase 23:30 estava mais que na hora de ele dormir.

Como o fuso horário era de 5 horas a mais, acordamos às 7:30 do Brasil e 12:30 da Alemanha, ou seja, faltava pouco tempo para nosso pouso e o resto da viagem ele se comportou como um príncipe.

Dica: É preciso pensar em tudo na primeira viagem internacional. Fuso horário, alimentação, roupas adequadas para chegada ao destino .... para quem for fazer viagens com escalas, é possível ficar com o carrinho do bebê até a porta do avião.  Peça no check in para  ficar com o carrinho e o entregue na porta do avião .
Na questão da alimentação, levei várias mamadeiras  com suco e leite e sopinhas da Nestlé, eu chamo “sopinha de vidro”, além de Mucilon em caixinha e não tive nenhum problema para embarcar. Me parece que para crianças maiores, existe cardápio especial e varia de cada cia aérea. Vale a pena checar.

Outra dica, é levar diversos brinquedos, livrinhos para prender a atenção da criança. Como o LoLo ainda é um bebê, ele se interessou mais pela revista e fone de ouvido do avião do que os brinquedinhos que levei...
Agora já estou me preparando psicologicamente para a volta.. LoLo estará com praticamente 1 ano e adquiriu aqui na Alemanha alguns hábitos, como acordar às 1:30 da madrugada dando uma choradinha e resmungadinha, querendo colo e mamadeira... Aii viu, que medo!

Espero que a volta seja tão tranquila  quanto a vinda.....

Aguardem... voltaremos em 15 dias e teremos mais dicas para a primeira viagem internacional...

Renata Pinho de Magalhães, mãe do Lorenzo, inspirador da marca LoLochic

Nenhum comentário:

Postar um comentário