quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

5minutos
5perguntas
Fala especialista

Como estréia da coluna 5 minutos, 5 perguntas com um especialista sobre o assunto a ser abordado, temos o prazer de conversar com a Aliçar Makki Leite da Boutique da Papinha
A Boutique da Papinha é uma empresa de alimentação infantil que deseja suprir a necessidade das mães em ter a sua disposição um alimento completo, pronto e saudável para seus filhos. A empresa busca atender mães e filhos, facilitando o dia a dia de pais preocupados com uma alimentação nutritiva e equilibrada para os seus pequenos.
1. Como é feita a escolha do cardápio???

O cardápio foi desenvolvido ao longo de 1 ano de pesquisa e preparação da empresa. Conversamos com nutrólogos, nutricionistas, pediatras e temos uma engenheira de alimentos que é a responsável técnica da Boutique.
Os sabores foram definidos ao longo desse período contemplando as necessidades nutricionais de cada fase e a preocupação em desenvolver um produto rico, gostoso, cheiroso e colorido, para que a criança ao comê-lo, além de estar bem alimentada, aprenda a diferenciar gostos e texturas e desenvolva o prazer pela alimentação saudável.
Depois de desenvolvido o cardápio de lançamento da Boutique, fomos agregando outros sabores no decorrer de 2011 e pretendemos periodicamente lançar novos produtos. Para a definição das novas papinhas ouvimos também as sugestões das nossas clientes que pedem algum ingrediente específico ou até sugerem um prato. Aí essa sugestão é avaliada pela nossa Engenheira que faz as adaptações necessárias para que cada partinhos contenha os grupos importantes (cereais e tubérculos, leguminosas, carnes (bovina, aves, peixes e fígado) e hortaliças), para uma refeição infantil e depois testamos. Se aprovado, passa a fazer parte do nosso cardápio.

2. A comida orgânica está invadindo as gôndolas de supermercado.  Onde surgiu a idéia de fazer papinhas orgânicas ? 

A idéia surgiu, a princípio, da própria experiência em apreciar alimentos orgânicos, a preocupação com o consumo consciente e sustentabilidade.
A partir da própria necessidade e experiência foi feita uma pesquisa do que era oferecido dentro e fora do Brasil e encontrei algumas empresas e produtos que serviram de inspiração para o negócio e a partir desse levantamento inicial, fomos desenvolvendo a própria identidade do que queríamos oferecer para os nossos clientes.

3. Sabemos que os bebês passam por fases na alimentação, passando do liquido ao sólido. Essa fase é de muita preocupação para as mães, pois não sabem o que dar para os filhos, que alimentos podem dar alergias, cólicas e etc. Vocês se preocupam bastante  com esta fase de transição? Quais alimentos  devem ser evitados nos primeiros meses vida?

Com certeza essa é uma das nossas principais preocupações. Desenvolvemos nossos produtos primando por respeitar o desenvolvimento de cada etapa do bebê, a fase de transição do liquido para o sólido é muito delicada e exige dedicação e paciência das mães.
Elaboramos todas as nossas receitas acatando as recomendações médicas em relação ao o que oferecer e não oferecer em cada uma das etapas de crescimento do bebê.
Salvo crianças com pré-disposição a alguma alergia ou que já tenham desenvolvido alguma intolerância. Aí a orientação deve ser exclusivamente do pediatra que atende esse bebê.
Fora isso, segue o link de um post publicado no site da Boutique, onde relacionamos os alimentos que devem ser evitados em cada uma das fases: http://www.boutiquedapapinha.com.br/?p=374

4. As papinhas substituem a mamadeira na hora do almoço ou jantar?

Depende da orientação de cada pediatra. Mas, geralmente, logo que se inicia a inserção dos sólidos se começa pelas frutas e papas de frutas no meio da manhã e no lanche da tarde, complementando as mamadas.
Depois a papinha salgada passa a substituir a mamadeira da hora do almoço e posteriormente substitui também a da hora do jantar.

5. Caso o bebê recuse comer as papinhas, as mães deveriam insistir? Como a Boutique da Papinha aconselha as mães nesse caso?

Um dos reflexos mais comuns do bebê é empurrar com a língua os alimentos para fora da boca. Por isso, é bem provável o bebê cuspir as primeiras colheradas, mas não significa que ele não tenha gostado ou não queira comer. Inicialmente, a melhor maneira de driblar esse problema é oferecer os alimentos em pequenas quantidades e colocar a colher nos cantos da boca do bebê.
È provado que algumas crianças precisam de até 10 tentativas para se adaptar a alguns gostos e texturas. Portanto, é necessário paciência e persistência das mães nessa fase de transição, até que ela tenha certeza que a criança não gosta mesmo de algum tipo de alimento.
È importante a criança provar de tudo aos poucos. A mãe não deve interferir no desenvolvimento do paladar, deixando de dar algum alimento que ela não goste. A criança deve desenvolver suas próprias preferências.


A Boutique da Papinha está localizada na  Rua Álvares de Azevedo, 99 – Auxiliadora – Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3085.7277 .  Site www.boutiquedapapinha.com.br


Boutique da Papinha

Um comentário:

  1. Gostaria de saber sobre a carne orgânica aonde a Boutique a compra. Pois já fiz estudos sobre o assunto e esses produtos não são tão comuns. Como por exemplo o frango só tem de uma empresa de SP e a carne orgânica o único produtor é do MT.
    Por favor, se puderem esclarecer sobre o assunto eu agradeceria.

    Carlos Eduardo

    ResponderExcluir